terça-feira, 27 de setembro de 2016

Madonna - Hard Candy

Hard Candy é o titulo do décimo primeiro álbum de estudio de Madonna, lançado em 18 de abril de 2008. Com estilo influenciado pela musica urbana e também o Hip Hop, as musicas são auto biográficas e segundo ela não foi planejado.
O disco marca o segundo divorcio da cantora com Guy Ritchie, o casamento durou 8 anos e inspirou grande parte das letras e também o fim do contrato com sua gravadora no qual lançou todos os disco anteriores até então. 
O titulo aborda a questão de resistência e de doçura. Inicialmente na capa Madonna estaria negra, mas descartou a ideia por achar controverso e seu titulo seria "BlackMadonna". Então decidiu ser representada por uma boxeadora "M-Dolla".
Em entrevista comentou sobre a idéia inicial: "Eu fiz um photoshoot com Steven Klein para a capa do meu último álbum, e eu pintei o meu rosto preto, exceto para os lábios vermelhos e olhos brancos.Era um jogo de palavras.Você já ouviu falar da Madona Negra? Tem camadas de significado e por um minuto, eu pensei que seria um título divertido para o meu registro".
Madonna trabalhou com os produtores que estavam no auge nessa época e também se inspirou no som que estava em evidencia nas rádios, com a intenção de conquistar um publico mais jovem. 
Três singles foram lançados: "4 Minutes"; "Give It 2 Me" e "Miles Away". Também embarcou na "Sticky & Sweet Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer mais a "rapadura" de Madonna:


Candy Shop (Loja de doces)

“Escolha seu sabor favorito e eu o darei pra você
Venha para a minha loja, eu tenho doces de sobra
Não finja que não está com fome, eu percebi isto antes”

A faixa que abre o disco Madonna se apresentando como uma loja de doces, cheia de sabores, cores e formas. Convidando o seu ouvinte para experimentar desse seu estoque de doces. A cantora também como metáfora doce pra falar sobre sexo.

4 Minutes (4 minutos)

“O tempo está esperando
Nós temos apenas 4 minutos para salvar o mundo
Sem hesitação
Agarre um garoto, agarre uma garota
O tempo está esperando”



O primeiro single e carro chefe do álbum conta com a participação de Justin Timberlake e Timbaland. Os três contam que tem apenas quatro minutos para salvar o mundo, a letra traz como tema conscientização social e a urgência de fazer algo para “salvar o mundo”, inspirado na visita de Madonna a África e o sofrimento que ela testemunhou. Em entrevista comentou: “As pessoas estão ficando mais conscientes sobre o meio ambiente e sobre como nós estamos destruindo o planeta. Não podemos apenas continuar distraindo a nós mesmos; temos que nos educar, acordar e fazer algo sobre isso”.


O vídeo para canção traz Madonna e Justin fugindo de uma tela preta que consome tudo. Sobre o conceito comentou: Nenhum de nós compreendemos o conceito da tela preta. Era só, você sabe, é muito conceitual. Nós basicamente demos a música para os dois diretores franceses e eles vieram com o único conceito que eu pensei que era interessante, com esse tipo negro de linha gráfica amorfa lentamente comendo o mundo. Eu só gostei disso como um conceito”. 

Give It 2 Me (Me dê duas coisas)

“Dê para mim, yeah
Ninguém me mostrará como
Dê para mim, yeah
Ninguém vai me parar agora”


O terceiro single é uma musica animada com uma letra cheia de duplo sentido, apesar de parecer falar sobre sexo e dança, fala sobre sua carreira. Já na indústria da musica desde década de 80, por muitas vezes foi colocado em duvida sua capacidade por conta de sua idade, mas a cantora conta que não perdeu seu fôlego podendo continuar, pedindo por mais um desafio e ela mostrará como se faz.


O vídeo da musica é um mix de fotos de um ensaio fotográfico para a revista “Elle”. Madonna esta linda nas cenas e conta com a participação de Pharrell Williams.

Heartbeat (Batida do coração)

“Você sabe que eu sinto isso na batida do meu coração
Pode parecer velho pra você, mas pra mim é novo”

A musica ainda é uma fonte inspiradora para Madonna, mesmo depois de tanto tempo de carreira, ainda tem esse poder sobre ela, de fazê-la querer dançar ou até chorar. A musica é como uma fuga, onde ela esquece os problemas e apenas sente o som. “Esta vida complicada, eu tentei me esforçar o máximo, eu sempre digo é tudo um teste, pra mim é uma fuga esta dança te deixa belo”.

Miles Away (Milhas de distancia)

“Você sempre me ama mais
A quilometros de distancia
Você não tem medo de me dizer"


O terceiro single fala sobre um relacionamento a distancia, Madonna também conta sobre a facilidade de declarar os sentimentos estando longe, mas não significa que seja tão fácil amar alguém estando distante. Inspirado em sua relação com Guy Ritchie, em entrevista comentou: “No começo de nossa relação, essa coisa de longa distância sempre foi muito frustrante. Eu também acho que isso é muito fácil para pessoas que dizem coisas de longa distância; é mais seguro. Em 'Miles Away', eu estou batendo na consciência global de pessoas que têm problemas de intimidade”.


O vídeo é uma apresentação da canção durante a "Sticky & Sweet Tour".

She’s Not Me (Ela não sou eu)

“Ela não sou eu
Ela não tem meu nome
Ela jamais vai ter o que eu tenho
Não vai ser a mesma coisa”

Uma amante que além de roubar o seu marido ainda quer se aparecer com ela, ou seja, uma invejosa. Madonna descobre essa traição e já adianta que ela pode querer se vestir igual, usar as mesmas roupas ou perfume, mas jamais será ela. Mesmo traída não perde a auto-estima e lamenta pelo que seu ex parceiro perdeu.

Incredible (Incrível)

“Quero voltar naquele instante
Tenho que entender como
Mas não me lembro quando"

A canção começa como uma canção de amor, falando sobre o quão incrível era um relacionamento, mas de repente perdeu esse encanto e Madonna deseja recomeçar, para encontrar novamente essa magia do inicio.

Beat Goes On (A batida continua)

“Não fique parada como uma menina tola
Se você esperar muito será tarde demais
Não estou te dizendo algo novo
Não há tempo a se perder”

Com a participação de Kenye West a canção possui uma letra como se fosse a própria Madonna tivesse dando conselhos pra ela mesma. Após o fim de um relacionamento, conta que não pode ficar parada como uma menina tola, mas tem que levantar a cabeça e seguir em frente, porque a batida continua.


Dance 2night (Dançar esta noite)

“Dançar esta noite, dançar esta noite
Com um garoto e uma garota
Eu quero dançar esta noite, dançar esta noite"

Começando com Justin Timberlake chamando Madonna pra ir a um clube. A letra fala sobre uma insinuação pra alguém que conheceu naquela na pista, viver aquele romance de uma noite e se entregar a dança.

Spanish Lesson (Lição de espanhol)

“Se você fizer sua tarefa de casa
Querido, vou lhe passar mais
Então você faz sua tarefa de casa
Caia na pista de dança"

Com estilo latino e de forma divertida Madonna fala sobre se apaixonar novamente e ensina algumas palavras em espanhol para o seu parceiro, mostrando-lhe como deseja ser amada.

Devil Wouldn't Recognize You (Nem o diabo reconheceria você)

“Agora que acabou,
Você não pode mentir pra mim através do seu sorriso
Eu vejo por trás dos seus olhos.
Agora que estou sóbria, nada de envenenar minha mente”

Um homem ruim que fingia estar feliz em uma relação, que com seu sorriso enganava sua parceira, mas agora reconhece que ele é um mentiroso e não poderá ser enganada novamente, completando que nem o próprio diabo reconheceria as coisas que ele fez. A música possui uma melodia triste e a letra cheia de magoa.

Voices (Vozes)

“Vozes começam a zumbir em sua mente
diga-me o que elas dizem
Ecos distantes de outras épocas
começam a invadir seu cérebro"

Nessa faixa Madonna fala sobre a voz da nossa consciência que fica na nossa mente nos acusando das coisas erradas que fazemos e também sobre ser escravos de certos hábitos.

Ring My Bell (Me faça recordar)

“Você realmente é meio descarado
Fazendo brincadeiras idiotas, me insultando
Mas agora você vai engolir tudo que disse"

Encerrando o disco Madonna pede ao seu parceiro que mude de atitude, que a trate melhor para ela realmente gostar dele de verdade. É onde a cantora demonstra seu lado mais vulnerável e fala sobre os seus sentimentos. “Quando você se olha no espelho não sei o que vê. A vida não é a mesma até que você esteja sofrendo, eu sei que não há nada de bom em odiar... Não vou atender suas ligações, se você quer mais venha até minha porta”.


Se rapadura é doce, mas não é mole, é isso que Madonna prova nesse disco. Onde se mostra sentimental, mas nunca fraca.
As letras autorais não mostram alguém que esta sofrendo, mas sim uma mulher de fibra que esta passando por problemas, mas com a cabeça erguida. Visto que na época que o disco foi lançado a cantora esta se separando de Guy Richie.
Madonna também trabalhou com produtores que estavam tocando naquela época, provando que não perdeu o fôlego
A rainha do pop cumpriu sua missão de atingir um publico mais jovem com esse novo trabalho, porém o que não agradou foi a capa e toda arte do trabalho, mas considerando as musicas são muito boas. 


“Provavelmente em muitos aspectos a maioria das canções são autobiográficas, mas de uma forma inconsciente. Eu realmente não penso sobre contar historias pessoais quando eu escrevo musicas”

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário