terça-feira, 20 de setembro de 2016

Madonna - Confessions On a Dance Floor

Confessions On a Dance Floor é o titulo do décimo álbum de estúdio de Madonna, lançado em 11 de novembro de 2005. As músicas falam sobre amor, fama e relacionamentos, com estilo influenciado por discotecas dos anos 70 e 80.
Após a grande polemica gerada por seu disco anterior “American Life”, a cantora sentiu a necessidade de relaxar e o disco reflete bem isso. Em entrevista comentou: "Quando eu escrevi American Life, eu estava muito agitada com o que estava acontecendo no mundo em torno de mim. Eu estava com raiva. Eu tinha muitas coisas para tirar do peito. Eu fiz várias declarações politicas. Mas agora, eu sinto que só quero me divertir; eu quero dançar; eu quero me sentir flutuante e também dar a mesma sensação a outras pessoas. Há muita loucura no mundo e eu quero que as pessoas sejam felizes”.
Antes do seu lançamento Madonna lançou o “I’m Going to tell you a secret”, um documentário da sua turnê “Re-Invention World Tour”. A cantora também sofreu um acidente durante um passeio a cavalo e sofreu algumas lesões, então usou o ocorrido como inspiração para a turnê do disco.
As musicas estão em seqüência de forma que não tem intervalos entre elas, como um conjunto para uma casa noturna composta por um DJ. Segundo a mesma ela queria que as pessoas ouvissem o disco inteiro, descrevendo-o como “imparável”
Quatro singles foram lançados: “Hung up”; “Sorry”; “Get Together” e “Jump”. Para divulgação embarcou na "The Confessions tour".
Vamos saber mais sobre as dançantes confissões da Rainha do pop:


Hung up (Vidrada)

“O tempo passa tão devagar para aqueles que esperam
Não há tempo para hesitar
Aqueles que correm parecem ter toda a diversão”


O primeiro single possui um sample do grupo Sueco "ABBA" e em entrevista um de seus integrantes comentou: "Recebemos tantos pedidos de pessoas que querem usar nossas faixas, mas normalmente dizemos 'não'. Esta é apenas a segunda vez que demos permissão. Nós dissemos 'sim' desta vez porque admiramos tanto Madonna e sempre fizemos. Ela tem coragem e tem sido em torno de 21 anos.Isso não é ruim. A letra fala sobre uma mulher que não quer desperdiçar o seu tempo principalmente com uma paixão não correspondida. A faixa ainda conta com alguns versos de "Love song", sua parceira com Prince. Madonna se mostra autentica e faz da musica um verdadeiro clássico. 


O clipe é uma homenagem a John Travolta e um tributo ao filme "Saturday Night Fever". Madonna dança sozinha em um estudio de dança e termina em uma boate executando os seus movimentos. As cenas também trazem praticantes do esperto "Parkour". 

Get Together (Ficar junto)

“Nós podemos ficar juntos?
Eu realmente quero estar com você
Venha, dê uma olhada nisso comigo
Eu espero que você sinta a mesma coisa também"


O terceiro single trás uma mensagem positiva de permanecer junto. Madonna canta para o seu amado torcendo que o sentimento seja reciproco, mesmo sabendo que pode ser uma ilusão prefere acreditar que o romance pode dar certo. 


O vídeo mostra Madonna cantando a musica, mas as imagens são animadas para torná-lo diferente visualmente, entre gráficos visuais, vulcões e paisagens urbanas. 

Sorry (Desculpa)

“Eu não quero ouvir, não quero saber
Por favor, não diga sinto muito
Já ouvi tudo isso antes
E eu posso tomar conta de mim mesma"


Escolhida como segundo single é uma canção cheia de rancor. O parceiro de Madonna errou e agora ela não quer nem saber de suas desculpas, pois sabe que é apenas “desculpas esfarrapadas” e diz que ele não é nem metade do homem que gostaria de ser. Ela é auto-suficiente e não precisa dele para viver. No inicio a cantora fala “Desculpa” em cinco idiomas diferentes. 


O vídeo é uma continuação de “Hung Up”, Madonna sai pra curtir com suas amigas, saindo em uma van pela cidade e pegando diferentes homens para se juntar a eles e assim como o anterior é cheio de arte corporal. 

Future Lovers (Futuros amantes)

“Deixe-me ser sua guia
Deixe seu orgulho de lado
Futuros amantes escondem amor dentro dos olhos"

Aquele relacionamento em que ambos tem um sentimento um pelo outro, mas resolvem esconder, Madonna o convida para ter um relacionamento de verdade e pergunta ao seu parceiro se ele gostaria de tentar. “Futuros amantes brilham pela eternidade, num mundo que é livre ponha de lado seu passado. O amor nunca vai durar, se você estiver preso a um sonho que já passou”.

I Love New York (Eu amo Nova Iorque)

“Outras cidades sempre me deixam louca
Outros lugares sempre me deixam triste
Nenhuma outra cidade jamais me deixou alegre,
Exceto Nova York”

Com algumas referencia a conhecidas cidades dos Estados Unidos, Madonna conta que outras cidades a deixam triste e até louca, mas Nova Iorque a deixa alegre e por isso ama essa cidade, local onde começou sua carreira na década de 80, pra ela é a terra das oportunidades. Em entrevista a cantora comentou sobre a inspiração para a faixa: "Não posso amar Nova York o melhor? Há espaço suficiente no meu coração para outras cidades, e há também um pouco de ironia na música, você sabe. Eu realmente escrevi que enquanto eu estava em turnê e em Nova York, e eu estava adorando a energia de estar aqui e apenas sentindo como eu coloquei meu dedo em uma tomada elétrica. Eu não posso esperar para fazê-lo ao vivo".

Let It Will Be (Deixa rolar)

“Agora eu posso ver as coisas
Como realmente são
Eu acho que não tão estou distante
Estou no ponto sem retorno”

Sem expectativas, apenas deixar as coisas acontecer, porque o que for pra ser será, essa é a mensagem da musica, Madonna conta com sua experiência, sua trajetória como artista por tantos anos e sente que agora pode falar sobre sucesso e fama, pois conquistou tudo isso e aconselha ao seu ouvinte somente a deixar rolar. 

Forbidden Love (Amor proibido)

“Era uma vez
Havia um rapaz e uma menina
Apenas um toque de suas mãos
Foi o que precisou para eu me apaixonar de volta"

Madonna fala sobre um rapaz que se apaixonou por uma menina apenas pelo toque de suas mãos, mas esse amor é proibido. A cantora ja possui outra canção com esse título presente em “Bedtime Stories” lançado em 1994, mas são totalmente diferentes e em entrevista comentou: "Eu fiz tudo isso de propósito, quero dizer, se eu estou indo para plagiar alguém, que poderia muito bem ser eu, certo? Eu sinto como se eu ganhou o direito de me rasgar fora. Talento empresta, gênio rouba”.

Jump (Pular)

“Você está pronto para pular?
Fique pronto para pular
Jamais olhe para trás, querido
Sim, estou pronta para pular”


O quarto e ultimo single possui uma mensagem bem positiva e um ritmo contagiante. A letra fala sobre auto-capacitação, empoderamento e determinação para seguir em frente, sem querer perder tempo com alguma magoa a cantora esta pronta pra continuar. “A vida vai te derrubar como os galhos de uma árvore. Ela oscila, balança e dobra até fazer você ver”.


O vídeo foi filmado em Tóquio e traz Madonna cantando em um lugar cheio de luzes de néon e também praticante de “Parkur”.

How High (Quão Alto)

“É engraçado, eu passei minha vida toda querendo que falassem de mim
Eu fiz de tudo apenas para ver meu nome em destaque
Valeu a pena? E como eu consegui?
Ninguém é perfeito, eu acho que mereço”

Um questionamento por parte da cantora, sobre suas conquistas, tudo que fez para ter fama e reconhecimento, também sobre as duras criticas que recebeu durante sua carreira, o fato de nem sempre serem legais ao mencionar seu nome e se pergunta se tudo isso vai ter valor quando ela partir.

Issac

“Lembre-se, lembre-se e nunca esqueça
Toda a sua vida foi um teste
Você vai achar o portão que está aberto
Embora seu espírito esteja partido”

Alguns versos cantados em outro idioma, Madonna envolve temas da cabala, sua religião. A letra fala sobre alguns ensinamentos que aprendeu na sua religião, a luta entre o bem e o mal. “Lute com suas trevas, anjos chamam seu nome, você pode ouvir o que eles estão dizendo?”


Push (Estimula)

“Cada corrida que venço, cada humor que eu tenho
Tudo que faço, eu devo tudo a você
Cada movimento que faço, cada passo que dou
Tudo que eu sei, é porque você me estimula”

Se sozinho você pode chegar mais rápido, mas acompanhado você chega mais longe, Madonna comprova esse fato e fala o quanto seu parceiro a ajuda, o quanto ele a faz uma pessoa melhor e esse estimulo dele a ajuda chegar mais longe e ao final diz que deve tudo a ele.

Like It or Not (Goste ou não)

“Essa é quem eu sou
Você pode gostar ou não
Você pode me amar ou me deixar
Porque eu nunca vou parar, não não"

Autentica como sempre, a cantora nunca pediu desculpa por ser ela mesma e nem mudou pra tentar agradar, gostando ou não essa é Madonna, a letra também fala sobre alguns rótulos que ela recebeu durante sua carreira, se mostrando uma mulher forte. Na letra são citados alguns personagens históricos como “Cleopata” e “Metahari”, se elas foram boas ou más cada um julgará conforme seus conceitos.

Fighting Spirit (Espirito lutador)

“Não deixe isso te desanimar
Mantenha o espirito lutador
E olhe para os lados
Não deixe isso se alojar em você"

Disponível apenas em algumas versões a canção tem uma mensagem positiva e inspiradora. Madonna conta que independente das quedas, dos desafios deve manter o espírito lutador e seguir em frente. 


Como a própria rainha disse na canção “vogue”: “Eu conheço um lugar para onde você pode fugir, se chama pista de dança e para isso que ela serve”. Foi exatamente isso que fez, deu aos seus fãs uma verdadeira discoteca em forma de disco, deixando as polemicas da era passada aproveitou para relaxar na pista de dança se jogando de cabeça na pista.
As letras são inspiradoras, algumas lições de vidas com uma sonoridade dançante, levando seu ouvinte a uma discoteca, feito de formal genial e criativo. 
Todas as canções são muito bem produzidas, fizeram essa era memorável, junto com sua turnê mundial, considerado por muitos o seu melhor trabalho.
A cantora se mostra uma veterana, sem pressão mostra que sabe como fazer um álbum conceitual e que os anos só fizeram uma artista completa que merece o titulo de rainha do pop.
O disco "imparavel" é mais uma obra prima de Madonna que traz uma produção impecável, divertido e relaxante ao mesmo tempo.


“A pista de dança foi um lugar mágico pra mim. Eu comecei a querer ser dançarina, então isso tinha muito a ver com a música, a liberdade que eu sempre sinto quando estou dançando, essa sensação de habitar seu corpo, deixar você ir, se expressar através da música. Sempre pensei nisso como um lugar mágico”

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário