terça-feira, 6 de setembro de 2016

Madonna - Music

Music é o titulo do oitavo álbum de estúdio de Madonna, lançado no dia 18 de setembro de 2000, com musicas sobre dança, amor, decepções e feminismo. Sua sonoridade é inspirada em gêneros como dance pop, pop, eletrônica, country e folk.
Após o grande sucesso de seu antecessor a cantora pretendia sair em turnê, porém devido ao atraso nas gravações do seu filme a gravadora sugeriu que fizesse outro álbum para servir de apoio para turnê e assim nasceu Music.
Com uma imagem pouco diferente, a rainha do pop incorpora uma “Cowgirl”, nessa nova fase segundo ela é como uma vaqueira cibernética.
Antes do seu lançamento a cantora fez parte da trilha sonora de “Austin Powers: The Spy Who Shagged Me” com “Beautigul Stranger” e também lançou “American Pie” para promover a trilha sonora do seu filme “The Next Best Thing”.
Outro marco durante a produção do álbum foi a sua segunda gravidez, visto que o trabalho foi lançado um mês depois do nascimento de seu filho. Em entrevista comentou sobre a inspiração para o projeto: “Este disco, mais do que qualquer outro disco, cobre todas as áreas da minha vida, deixei de fazer festas em Ray of Light . Mas eu tinha acabado de ter um bebê, então meu humor estava completo, e eu era incrivelmente pensativo e retrospectivo.
Três singles foram lançados: “Music”; “Don’t Tell Me” e “What It Feels Like foa a Girl”. Para promover o disco embarcou na “Drowned World Tour”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer a musica de Madonna:


Music (Musica)

“A musica faz as pessoas se juntarem
A musica faz a burguesia e o rebelde”


O primeiro single e também carro chefe do álbum é um grande batidão que faz qualquer um querer dançar, com um ótimo som eletrônico. A letra fala sobre o poder da musica, capaz de unir as pessoas e também sobre a diversão. Madonna pede ao DJ que toque uma musica pra ela dançar com seu parceiro.


No vídeo clipe Madonna e suas amigas estão dando uma volta em sua limusine, depois chegam a uma boate com algumas strippers e começa a festa. Possui também uma versão em animação onde ataca algumas placas com o nome de algumas antigas canções. Segunda cantora o clipe é uma sátira aos videos de Hip Hop daquela época. 

Impressive Instant (Instante impressionante)

“Estou em transe e o mundo esta girando
Eu deixo a musica me levar
Me levar para onde meu coração quer ir”

Uma batida eletrônica, surreal e até hipnótica, Madonna esta se sentindo em transe após conhecer um rapaz do qual ela não sabe nem o nome e pede para que ele a beije. Agora sente o mundo girando e a musica a levando para onde seu coração quer ir, um louco sentimento por um desconhecido.

Runaway Lover (Amante fugitivo)

“Não compensa ser um amante fugitivo
Não compensa dar o que você não tem
Você nunca receberá seu dinheiro de volta”

Um típico homem que se aproveita das mulheres, apenas uma transa, sem querer saber de compromisso e depois foge. Madonna teve a infelicidade de encontrar um cara assim e o chama de “Amante fugitivo”, a cantora conta que não acha que esse estilo de vida compense. “Você esta sendo levando pelo, sem direção, assim como um navio perdido no mar. Você não se importa onde atira sua ancora, tenha certeza que não caia em mim”.

I Deserve It (Eu mereço isso)

“Esse cara rezou por mim
E eu rezei por ele
Esse cara foi feito pra mim
E eu fui feita pra ele”

O amor chegou para Madonna, pois encontrou alguém especial que realmente a ame e dê valor nela, um sentimento recíproco. Ela acredita que merece viver esse momento, depois de tantas vezes que o seu coração foi partido e agrada ao seu parceiro por isso, ao final o agradece por todo esse amor.


Amazing (Incrível)

“É espantoso o que um garoto pode fazer
Eu não consigo parar a mim mesma
Queria não querer você como quero
Quero você e ninguém mais”

Agora com o coração partido a cantora deseja não amar mais o seu parceiro e ninguém mais. Com uma letra melancólica com muitas metáforas para expressar o quanto esta sofrendo com o fim desse romance, em certos momentos se mostra dependente, mas luta para seguir em frente e acha incrível o "estrago" que um garoto pode fazer. 

Nobody's Perfect (Ninguém é perfeito)

“Ninguém é perfeito
O que você esperava?
Eu estava fazendo o meu melhor"

Cheia de melancolia a cantora faz um desabafo recheado de culpa, revelando que errou e agora esta se sentindo incompleta devido à ausência de alguém, assumindo a culpa dizendo que ninguém é perfeito e que estava tentando fazer o seu melhor. A voz de Madonna esta distorcida e segundo a mesma não foi planejada, mas que ao ouvir gostou do que havia sido gravado.

Don’t Tell Me (Não me diga)

“Diga-me que o amor não é verdadeiro
É apenas algo que fazemos
Diga-me tudo que eu não sou
Mas, por favor, não me diga para parar"


Segundo single é uma canção cheia de violões Originalmente produzida para o seu cunhado Joe Henry, intitulada "Stop". A letra é bem inspiradora. Madonna se mostra uma pessoa de atitude e conta que vai continuar sua caminhada. “Não me diga para parar, diga para a chuva não cair, diga para o vento não soprar".


Nas cenas gravadas para o single Madonna esta vestida de vaqueira, também em um touro mecânico e com coreografias com alguns Cowboy. O vídeo é simples e ao mesmo tempo tão cheio de significado, representando uma artista que enfrentou altas e baixos, mas que nunca desistiu e sempre continuou. 

What It Feels Like for a Girl (O que sente uma garota)

“Quando ninguém sabe
Quando você está tentando muito ser a melhor
Poderia ser um pouco menos?”


O terceiro single começa com uma frase do filme “O jardim de cimento” de 1993, fazendo referencia a letra que é um grande hino feminista, batendo de frente ao machismo, falando sobre a sensibilidade e inferioridade feminina, defendendo que a mulher pode se vestir como quiser. Ao ser anunciado como single ganhou uma nova versão remix.


O vídeo gravado para canção chegou a ser banido de alguns canais de televisão pelo conteúdo. Nas cenas Madonna interpreta uma mulher que leva uma idosa para um passeio e apronta os mais diversos atos de vandalismo. Em entrevista comentou: "O video mostra minha personagem interpretando uma fantasia e fazendo coisas que as meninas não têm permissão para fazer".

Paradise - Not for Me ( Paraíso – Não pra mim)
“Estou tão bem
Estão tão mal
Subindo aos céus
Descendo ao chão"

Recordando o passado Madonna fala de uma forma melancólica, buscando lembranças em sua juventude, retratando os altos e baixos. Segundo a cantora é sobre sua relação com a fama e o que trouxe bom e ruim. O som eletrônico somado com vocais sussurrados e alguns versos em francês. 


O vídeo foi apresentado durante a turnê. No vídeo Madonna esta vestida de uma gueixa moderna com algumas lutas samurai. 

Gone (Se foi)

“Eu não sou muito esperta
Por que eu deveria ficar triste
Por algo que nunca tive?”

Enganada e triste a cantora desabafa, contando sobre rapaz que a abandonou. Sem querer se sentir triste, pois como perder algo que nunca teve, se despede dele e mesmo ferida decide seguir em frente, sem deixar isso acontecer de novo. 

American Pie (Torta Americana)

“Bye Bye, Miss American Pie
Dirigi meu chevy até a barragem
Mas a barragem estava seca
E, bons garotos estavam bebendo uísque e cantando"


Disponível apenas em algumas versões “American Pie” trata-se de um cover do cantor Don McLean e foi gravado para trilha sonora do filme “The Next Best Thing”. A letra fala sobre o amor pela musica e uma despedida da America. Fazendo referencia o dia em que a musica morreu, trágico acidente aéreo em 1959 que matou vários jovens astros.


O vídeo é divertido e faz referencias a diversos estilos de vida americana, mostrando grande diversidade de pessoas que nasceram na América. A musica não era pra fazer parte do álbum, mas segundo Madonna foi obrigada a colocar.


Esse novo trabalho é bem agridoce, apesar de parecer uma festa também possui momentos muito tristes, como uma grande montanha russa de sentimentos. 
Em entrevista comentou sobre esse misto de sentimentos: "Para dizer a verdade, eu não sabia o que era o humor, eu me sinto como um animal que está pronto para ser lançado de uma gaiola. Eu tenho vivido uma existência doméstica muito discreta e sinto falta”.
O álbum marca muitos momentos na vida pessoal de Madonna, o nascimento do segundo filho e também o casamento com Guy Ritchie. Algumas pessoas acreditam que a cantora teve depressão pós-parto.
Madonna sofreu também o primeiro vazamento ilegal de sua carreira, o material foi vazado na internet e o seu lançamento foi adiado e a cantora comentou: "Você pode ter ouvido partes de meu novo CD na Internet.A música, infelizmente, foi roubada e jogada ilegalmente em vários sites.Mas eu prometo que quando você ouvir a versão final do meu CD, você vai entender por que eu ' Tenho sido tão protetora de meu trabalho de amor Eu não consigo entender por que as pessoas não podem me deixar colocá-lo quando estou bem e pronto".
O disco também trouxe a cantora de volta aos palcos de todo mundo, após oito anos sem sair em turnê. Music tinha a missão de continuar o sucesso de seu antecessor, mesmo sendo irmãos de mesma mãe, não possui muita semelhança.


"Tenho vivido uma vida domestica bem pacata... Sinto falta de algumas coisas. De me apresentar, de dançar, estar na estada, esse tipo de energia. Uma parte do álbum é sobre isso. E a outra é sobre o amor. Então, tem o lado frívolo da minha e o lado não frívolo. Geralmente faço álbuns que são uma coisa ou outra, mas esse acho que tem as duas

Madonna

0 comentários:

Postar um comentário