segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Mariah Carey - Emotions

Emotions é o titulo do segundo álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 17 de setembro de 1991. As musicas falam sobre amor, decepção e relacionamento. O disco marca um distanciamento do seu antecessor, inspirado em gêneros como gospel, R&B, soul e pop com influencia do estilo dos anos 70 e 60.
Apos o seu grande sucesso de estréia, nesse novo trabalho a cantora possuía mais controle criativo sobre sua obra.
O primeiro trabalho não teve turnê, segundo Mariah era por causa da dificuldade de suas canções e então temia fazer vários shows seguidos. Por causa dessa ''folga'', ainda na divulgação do seu antecessor, já começou a produzir o segundo trabalho.
Carey descreveu, "homenagem a música soul da Motown", já que ela sentiu a necessidade de prestar homenagem ao gênero musical que realmente influenciou-a quando criança.
Três sigles foram lançados: “Emotions”; “Can't Let Go” e “Make It Happen”.
Com um faixa a faixa vamos conhecer as emoções de Mariah:


Emotions (Emoções)

“Você me faz sentir emoções
Mais profundas do que jamais havia sonhado
Você me faz sentir emoções
Mais altas que o céu”


O primeiro single é uma canção que desafiou a escala vocal de Mariah, cheio de notas altas e baixo acompanhado de falsetes. A letra fala sobre as intensas emoções que sente por causa do seu amado, como uma montanha russa de sentimentos, mas que ele a faz muito bem. 


No vídeo Carey esta junto com seus amigos em festa e alguns animais exóticos, experimentado varias emoções enquanto se divertem. As cenas são desaturadomas com varias tonalidade de cores enquanto se muda a cena.

And You Don’t Remember (E você não se lembra)

“E você não se lembra
                                                    De nada que me disse        
Você era meu para sempre
Para a eternidade"

Uma triste balada que conta sobre o trágico fim de um amor, a cantora lamente pela decadência de seu relacionamento e melancolicamente se arrepende por ter se entregado ao seu ex-parceiro, agora sabe que ele nem mesmo se lembra do que prometeu a ela.

Can’t Let Go (Não consigo deixar pra lá)

“Embora eu tente
Não consigo deixar pra lá
Algo em seus olhos capturou minha alma
E toda noite eu vejo você em meus sonhos"


O segundo single também uma balada falando sobre o sofrimento de Mariah com o fim de um relacionamento. A cantora tenta deixar pra lá e seguir em frente, mas conta que parece que seu ex-parceiro capturou sua alma e se tornou importante demais pra ela simplesmente deixar pra lá, mesmo que ele já esteja com outra.


O vídeo é simples, as cenas em preta e branco mostram Carey cantando e alternativamente alguns flores, rosas ainda desabrochando.

Make It Happen (Fazer acontecer)

“Se você acreditar em você o bastante e saber o que quer
Você vai fazer acontecer fazer acontecer
E se você se ajoelhar à noite e pedir a Deus
Ele vai fazer acontecer fazer acontecer"


Antes de realizar seu grande sonho de ser cantora, Mariah passou por muita coisa em sua adolescência pobre e até finalmente chegar ao estrelato foi uma longa trajetória. Carey encoraja seu ouvinte com uma palavra positiva, contando a importância da sua fé em Deus e se acreditar e fazer acontecer, o sonho se realiza. Lançado como terceiro single.


O vídeo mostra Carey cantando em uma igreja católica junto com um coral.  Reforçando a mensagem da canção de fé e oração.

If It’s Over (Se esta acabado)

“Isso não é justo, isso não está certo
Se realmente acabou
Então me diga esta noite
Se está acabado e me deixe ir”

Fortemente influenciada pelo estilo gospel, a canção é um pedido de Mariah ao seu parceiro, se o sentimento entre eles não existe mais e esse relacionamento acabou, a cantora pede que a deixe ir e fale logo que esta tudo acabado entre eles, mas que não continue prolongando o sofrimento.


Apesar de não ter sido single oficial do álbum, a canção foi single do EP "MTV Unplugged", o vídeo é a apresentação da canção no evento.

You’re So Cold (Você é tão frio)

“Como você pode ser tão frio?
Tão cruel comigo
Seu beijo é como fogo
Mas lá no fundo você é tão frio"

Frio e cruel assim Mariah define o seu parceiro que constantemente a engana, traidor e ainda a trata mal, só Deus sabe o que a faz se apaixonar, pois ele é muito cruel, mesmo que seu beijo seja fogo seu coração é gelo. Em um dos versos diz: “Feito pedra, você é cruel até o osso. Te dou meu coração, você me destrói, você é como um demônio disfarçado”.

So Blessed (Tão abençoada)

“Tão abençoada Incrivelmente
Tocá-lo agora me desperta
Você é meu coração
Te sentir agora é tudo que eu preciso”

Agora falando sobre um amor correspondido, Mariah se sente muito abençoada por ter o amor do seu parceiro na sua vida, cantada em tom de ternura. “A deriva por um momento, tão sagrado e puro, vivo só pra você, sou sua. Quando você me toca tão docemente e sussurra meu nome sinto o quanto você me ama”.

To be Around You (Estar perto de você)

"Eu só quero estar perto de você
Diga-me que você esta sentindo o mesmo
Eu só quero estar perto de você
A cada minuto do dia"

Apaixonada Mariah sente como se tivesse hipnotizada por seu amado, pois só quer estar perto dele, a cada toque sente como se tivesse no paraíso e torce para que ele sinta o mesmo porque esta fascinada.

Till The End Of Time (Até o fim dos tempos)

“Eu te amaria até o fim dos tempos
Penso em você todo momento por que passo
Tudo que tenho são sonhos com você
Você não se tornará realidade?
Por que você não pode ver?”

Desejando desesperadamente ter seu amado de volta, Mariah mostra tua vulnerabilidade contando que daria qualquer coisa pra ele, pois o amor dele é o que a mantém viva e precisa muito dele em sua vida e o amaria até o final dos tempos.

The Wind (O vento)

“O vento levou você
Você está livre finalmente em paz
Então sereno você jaz     
Deixando suas preocupações pra trás”

Encerrando o disco com uma balada triste que fala sobre a morte de um ente querido, Mariah sente falta desse alguém e se questiona porque tinha que partir sendo ainda tão jovem, cheio de sonhos. A cantora lamenta dizendo que agora essa pessoa nunca saberá que ela o amava, pois o vento o levou.


Emotions marcou uma evolução na carreira de Mariah, com vocais mais elaborados, explorando técnicas vocais e seus tão bem executados falsetes que ficaram como uma marca registrada. Porém Carey pecou pelo exagero, deixando um pouco cansativo. Apesar de aparentar ser mais elaborado apresenta um conteúdo fraco comparado ao seu antecessor. 
As canções apresentam forte influenciam do gospel, com a participação de corais em quase todas as canções, alguns críticos acreditam que seria pra mostrar toda sua potencia vocal.
Mariah chegou a ser rotulada como uma “cantora de estúdio”, por não entrar em turnê, mas provou seu grande talento em um especial da MTV que foi lançado como um EP em 1992 intitulado de “MTV Unplugged”.
O disco mostra também versatilidade e muito talento de uma jovem artista que sabe muito bem usar sua voz.


"Não mais de três anos atrás eu estava abandonada e sozinha, sem nem um centavo para meu nome, tão nova e com tanto medo. Às vezes nem podia comer, eu sempre chorava para dormir, mas ainda sim tinha que continuar, sem nunca saber se ia aguentar, se ia conseguir passar por mais uma noite. Eu me agarrei a minha fé, eu lutei e rezei e agora encontrei meu caminho"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário