segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mariah Carey (Álbum)

O álbum de estréia auto-intitulado Mariah Carey, foi lançado no dia 12 de junho de 1990. Com músicas sobre amor, relacionamentos quebrados e conscientização social. A sonoridade do disco mistura baladas, com um estilo gospel, R&B, Soul e dance pop.

Sua história com a música começou ainda no ensino médio, quando junto com seu namorado da época compunha no porão da loja de seu pai.

No final década de 80, conheceu a cantora Brenka K. Starr e lhe mostrou sua fita com algumas demos e então decidiu contratar Mariah como sua backing vocal.

Em uma noite de gala da gravadora, Brenka que estava acompanhada por Carey, entregou uma fita demo para o presidente de sua gravadora Tommy Mottola que ficou encantado com a sua qualidade vocal e decidiu contratá-la.

Após ser contratada começou a trabalhar em seu primeiro disco, juntamente com os grandes produtores musicais na época.

Foram lançados cinco singles: ''Vision Of Love''; ''Love Takes Time''; ''Someday''; ''I don't Wanna Cry'' e ''There`s Got to Be a Way''.

Com um faixa a faixa vamos conhecer mais sobre a grande estreia de Mariah:



Vision Of Love (Visão do amor)


“Tive uma visão do amor

E isto foi tudo que você me deu"



O primeiro single da carreira de Mariah é uma doce canção que fala sobre finalmente encontrar o verdadeiro amor. Carey descreve essa sensação como ter uma visão do amor que ela sempre sonhou e rezou por isso todas as noites, agora finalmente vê acontecer com ela. Segunda a mesma é uma canção do coração que é baseada em desafios pessoais experimentados durante sua juventude.



O vídeo para canção se passa em uma grande catedral, onde a cantora sonha sentada em uma grande janela. No início do vídeo está a noite, até que finalmente amanhece representando assim os sonhos que Mariah finalmente se realizaram. Além de grandes vocais, Carey mostra muita beleza. 


There's Got to Be a Way (Deve haver um caminho)


“Deve haver um caminho para unir este mundo agora

Se junte a nós para aliviar a dor

Deve haver um caminho para unificar a raça humana

E juntos faremos uma mudança”



O quinto single é uma música sociopolítica, falando sobre a desigualdade social, racismo e a guerra que cada cresce a cada dia. Mariah acredita que deve haver um caminho para conectar a humanidade e que não seja mais separadas por raça, condições sociais ou outros atributos. Com uma letra otimista a cantora espera por um futuro melhor se começarmos agir hoje e convida o seu ouvinte a juntar a ela nessa mudança universal. 




No vídeo a cantora anda pelas ruas de Nova Iorque lamentando o fato de existir pessoas sem ter onde morar, pessoas que sofrem racismo entre outros. Enquanto alguns amigos se juntam a ela formando um grande coral.


I Don’t Wanna Cry (Eu não quero chorar)

 

“Embora tenha te dado meu coração e alma

Vou encontrar uma forma de deixá-lo

Pois querido, eu não quero chorar”




Quarto single fala sobre a decadência de um relacionamento. Em uma balada sentimental a cantora lamenta a situação em que ela e o seu parceiro está, revelando que não consegue mais fingir que está tudo bem, pois essa frieza está a machucando e decide terminar o relacionamento, pois não quer chorar.




Someday (Algum dia)

 

“Algum dia

Aquela que você deixou escapar

Será a única que você desejará

Garoto você pagará

Pois querido sou eu quem está marcando os pontos"




O terceiro single é uma canção bem animada.  Exalando confiança Mariah manda um recado para o seu ex-namorado, dizendo que ele vai se arrepender de ter a deixado e vai querer reatar com ela, mas ela já avisa que nesse dia vai ser tarde e que não vai querê-lo em sua vida. Em dos versos ironiza dizendo: “Garoto você pagará, pois querido sou eu quem está marcando pontos”.




O vídeo se passa em uma escola e conta a história de um garoto que tratava muito mal uma garota, mas agora a quer de volta em sua vida. Nas cenas Mariah revisita sua juventude, especialmente seus tempos na escola.

 

Vanishing (Desaparecendo)

 

“Agora você está desaparecendo rápido

De repente é difícil ver que

Você está levando a luz

Deixando as sombras dentro de mim Rapidamente”


O relacionamento que está se esfriando e Mariah sente que o seu parceiro está cada vez mais se afastando e na letra conta que deseja poder voltar no tempo e concertar as coisas, mas o que está acontecendo é que está o vendo desaparecer sem poder fazer.  “Apenas um traço da sua existência para agarrar e se de algum modo eu pudesse recapturar todas as memórias e trazê-las a vida Deus sabe que eu o faria”.

 

All In Your Mind (Tudo na sua mente)

 

“Mas amor é tudo coisa da tua cabeça

Não se importe

Segure firme e me escute quando eu digo

Querido é tudo coisa da tua cabeça"


O parceiro de Mariah sente que ela está se distanciando, mas Mariah pede para que ele olhe em seus olhos e verá que é somente da cabeça dele, pois quando chegar perto sentirá todo seu amor. Durante as gravações ocorreu um incidente que mudou sua carreira e se tornou sua marca registrada, enquanto cantava sua voz fez um agudo tipo uma cambalhota e decidiram que seria interessante manter no álbum. 

 

Alone in Love (Sozinha no amor) 


“Estou perdida dentro do labirinto

Acho que estou sozinha no amor”

 

A canção narra sobre relacionamento abusivo, especialmente o momento em que Mariah enxerga que todo tempo o seu parceiro estava apenas interpretando um papel e jogando um jogo, que queria apenas a conquistar e depois deixá-la. Agora a cantora se sentindo abandonada, enganada e sozinha no amor.



You Need Me (Você precisa de mim)

 

“Você não sabe, que precisa de mim

Você não sabe. acredite em mim

Antes de você agir tão precipitadamente

Querido, lembre de que você precisa de mim"

 

Voltando com a mesma confiança de "Someday" Mariah conta que esta cansada de como as coisas tem sido no seu relacionamento e ela já adianta para o seu parceiro que é ele que precisa dela, caso ele opte por deixa-la irá se arrepender, pois ele nunca encontrará alguém que o ame de verdade. “Ninguém te entende como eu, depois de tudo que passamos, querido você pode dar a cara e fugir, mas sei que você sempre voltará pra mim”.

 

Sent From up Above (Enviado dos céu)

 

“Enviado pelo céus

Tanto amor

Em minha vida

Não posso ter o bastante

De seus toques, me sinto tão bem"

 

Com uma balada suave Mariah fala sobre ter encontrado uma paixão que a faz muito bem, ela acredita até que o seu amado foi enviado do céu e não consegue se imaginar ao lado de outra pessoa que não seja ele.

 

Prisoner (Prisioneira)

 

“Então quando amanhecer

Você sabe que não estarei mais aqui

Você acha que não sou forte o suficiente

Não serei prisioneira do teu amor”

 

Cansada de seu relacionamento abusivo a cantora resolve colocar um fim e decidida conta que não existe nada que a faça mudar de ideia, pois não será prisioneira desse amor, alguns versos são falados transmitindo o mesmo sentindo de decepção e raiva.

 

Love Takes Time (Amar leva tempo)

 

“Amor leva tempo

Pra curar quando você está tão machucado

Não podia ver que estava cega

Pra te deixar ir" 


O segundo single é uma forte balada que também encerra o álbum. A letra fala que fala sobre a dor de perder um amor e o que amor leva tempo para curar as feridas que esse termino a causou. Uma curiosidade é a canção entrou no disco depois que já estava concluído e já processado para lançamento, por isso não está presente nas primeiras versões.    

   


Todo preto e branco, Mariah caminha em uma praia lamentando o fim do relacionamento e ainda em algumas cenas tenta ligar para o seu ex-parceiro, refletindo todo solidão descrita na canção. 



A estréia de Mariah Carey foi sem dúvida grandiosa, digna da artista que se tornou ao longo dos anos.

A cantora se mostra madura com um disco mais adulto, mesmo ainda com pouca idade, mostrando sua grande extensão vocal junto com seus impecáveis falsetes, somado a muito talento, tudo com muita delicadeza, romantismo e emoção.

As vendas para o trabalho foram inicialmente fracas, mas após sua performance no Grammy Awars em 1991, a cantora ficou mais conhecida.

Apesar de muito talentosa, ainda possuía pouca credibilidade, visto que tentou co-produzir o disco, mas sua gravadora negou.

O disco deu Carey à oportunidade que precisava pra ser uma grande artista e também seu primeiro Grammy com “Visiono of Love” junto com artista revelação. Sendo também a realização de seu sonho, finalmente se tornando real.



"Eu estava fazendo o meu maior registro... O que aconteceu foi no final do mesmo, quando eu consegui girar esses vocais, quando eu estava fazendo isso a minha voz ficou dividida e entrou em harmonia. Se você ouvir bem ela se divide. Fiquei dizendo pra eles tirar disso, mas todo mundo estava dizendo, de jeito nenhum, vamos dizer assim"

 

Mariah Carey



0 comentários:

Postar um comentário