quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Troye Sivan - Blue Neighbourhood

Blue Neighbourhood é o titulo do álbum de estreia de Troye Sivan, lançado no dia 04 de dezembro de 2015, as musicas falam sobre solidão, amor, descoberta, romances proibidos e sua sexualidade. Sua sonoridade é Electropop, indie e pop.
Troye começou sua carreira como cantor participando do Teleton durante três anos, até lançar seu primeiro EP intitulado "Dare to Dream" em 2008.
Além de cantor Sivan também é ator e youtuber, em 2009 estreou no cinema com "X-Men Origens: Wolverine".
Em seu canal do youtube já postava alguns covers e apos postar no tumblr uma musica que foi escrita e produzida por ele, inspirada no filme de mesmo nome "The Fault In Our Stars" chamou atenção de um produtor musical.
Antes do primeiro disco lançou três EPS "The June Haverly"; "TRXYE" e "Wild", visto que as seis músicas do ultimo todas entraram para o primeiro álbum.
Foi lançado três single para promover o disco: "Take Me Down"; "Wild"; "Youth" e o promocional "Heaven". Os dois ultimos eps foi lançado "Happy Little Pill"; "Wild" e "Fools". O cantor também embarcou na "Blue Neighbourhood Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer a "vizinhança azul" de Troye Sivan: 


WILD (Selvagem)

“Deixe esta vizinhança triste
Nunca soube amar poderia ferir este bom
E isso me deixa louco
Porque quando você olha assim
Eu nunca quis sempre ser tão ruim
E isso me deixa louco"


Ao ser anunciada como terceiro single ganhou uma nova versão com a participação de Alessia Cara, a canção também foi single de seu EP de mesmo nome. A letra fala sobre o começo de uma paixão, aquele sentimento de encanto quando acaba de conhecer alguém, a euforia de estarem juntos, o cantor conta que se sente selvagem com essa situação. Segundo Troye é sobre “aquela intoxicação de quando fala com alguém pela primeira vez”.


A idéia de relançar a musica partiu de uma conversa com a cantora Alessia que disse a Troye que era sua favorita do disco, então fez um novo verso e ao ouvir o cantor decidiu que iria relançá-la com a participação da cantora. O vídeo se parece com Making Of com os dois cantores junto com outros amigos.

BITE (Morda)

“Então me beije e me liberte
Mas por favor, não morda”

Com medo de se apaixonar e se machucar, Troye usa varias metáforas e pede para que o beije, mas que não o morda. E nesse romance o cantor sente que esta se entregando a sorte, mas ainda receoso. Segundo o cantor a melodia doce e inocente foi inspirada em sua primeira vez em uma balada, onde ele se sentiu ingênuo e ao mesmo tempo curioso. 

FOOLS (Tolos)

“Só os tolos se apaixonam por você
Só os tolos se apaixonam
Só os tolos fazem o que eu faço”

Mesmo sabendo das diferenças entre ele e o seu amado, Troye conta que no fundo sabe que eles não vão dar certo, mas ele se apaixonou e se sente um tolo por isso, sonhando até com uma vida a dois como casa no morro e até o nome das crianças. A letra fala sobre criar muitas expectativas e acabar se decepcionando, completa dizendo que somente os "tolos" se apaixonam.

EASE (Fácil)

“Leve-me de volta para o básico e vida simples
Diga-me todas as coisas que fazem você se sentir à vontade
Seu toque, meu conforto e minha canção de ninar
Prendendo firme e dormindo à noite"

Sentindo falta de sua família, Sivan deseja voltar no tempo quando era criança, só pra ficar mais perto de sua mãe. Essa sua vida de artista sempre cheia de compromissos acaba que o afastando de seus familiares. A canção conta com a participação de Broods. O cantor comentou "Para mim, a música precisava soar como aquela calor que você sente quando você é família e quando está em casa. É a minha música favorita".

THE QUIET (O Silencio)

“Aah, diga-me
Diga qualquer coisa
Tudo dói menos que o silêncio"

Se o silencio é a maior forma de desprezo, Troye sofre com essa situação de seu relacionamento, recebendo um tratamento silencioso do seu parceiro. O cantor se preocupa e chega a desejar estar cuspindo sangue ou cheio de hematomas, pois nada o machuca mais que esse silêncio.

DKLA (Não mantenho amor ao redor)

“O que eu faço agora?
Eu não mantenho o amor ao redor, amor ao redor"

Com a participação da rapper Tkay Maidza a canção fala sobre o medo de se apaixonar, de estar envolvido com outra pessoa, isso o assusta pois não costuma manter o amor por perto e se pergunta o que fazer. Em dos versos diz: “A distancia faz meu coração crescer mais afeiçoado”.


TALK ME DOWN (Me Acalme)

“Mas eu quero dormir ao seu lado
E eu quero voltar para casa, para você
Eu quero ficar de mãos dadas com você
Eu quero estar perto de você"

O primeiro single é uma balada que fala sobre o sentimento de alguém que quer tanto outra pessoa, mas sabe que a fará sofrer, mesmo desejando estar perto, sabe que quanto menos tempo passarem juntos, menos a outra pessoa sofrerá. 


COOL (Legal)

“Eu estava só tentando ser descolado
Eu estava só tentando ser como você
Eu sou uma faísca e você é tipo boom
O que eu devo fazer?"

Segundo Troye a canção surgiu após uma conversa com seu amigo sobre LA, a letra fala sobre curtição, sobre fumar, beber só pra ser “descolado”. Em entrevista comentou: “Eu apenas espero que ninguém leve muito a sério, porque há um vazio e tragédia por trás de todas essas coisas legais que estou falando”.

HEAVEN (Céu)

“Sentindo meu coração mal compreendido, oh
Então, se estou perdendo uma parte de mim
Talvez eu não queira o céu"

Uma das mais lindas do disco sem duvidas.  A letra fala sobre todas as questões e duvidas que cercam a vida de um jovem homossexual, toda a pressão da sociedade e principalmente da religião. O cantor conta que se sente incompreendido e se questiona se para entrar no céu ele terá que perder um pedaço dele, porque se for assim talvez ele não queira. A canção conta com a participação de Betty Who. Em entrevista comentou: “Ela é a basicamente sobre todas as perguntas que eu me fiz como um homem gay. Tipo, se eu ser eu mesmo significa que não irei para o céu, quando eu acreditava nessas coisas, então talvez eu não queira isso. É uma música muito importante pra mim”. 



O clipe em preto e branco, mostra Troye abraçado com um rapaz, enquanto cai a chuva. As cenas prestam homenagem aos movimentos LGBT e que realizações que vieram antes dele, com imagens de desfiles de orgulhos e casamentos gays. A mensagem que o cantor deixou no final: “Nós sempre estivemos aqui. Estaremos sempre aqui. Esse vídeo é dedicado a todos que vieram antes de mim e lutou por nossa causa e aqueles que agora continuam a luta. Em tempos de escuridão e luz, vamos amar eternamente”.

YOUTH (Juventude)

“A minha juventude, a minha juventude é sua
Tropeçando nos céus, bebendo das cachoeiras
A minha juventude, a minha juventude é sua
Fuja agora e para sempre"


O segundo single fala sobre paixões da juventude, intensas e até ingênuas, aproveitar aquele momento sem pensar em nada, fugir com alguém e curtir esse romance, festas e curtição. Em entrevista comentou: “A juventude é a fantasia de encontrar alguém que faz você se sentir como metade da pessoa. É tudo sobre a alegria, a ingenuidade e a perda. Trata-se de deixar cair tudo e fugir, cometer erros, amar muito duro e como está tudo bem mesmo quando não é”.


No vídeo Troye curte uma festa junto com seus amigos, refletindo a mensagem principal da música que é aproveitar a juventude. 

LOST BOY (Menino perdido)

“Eu digo que vou sossegar
Coloco suas esperanças lá pra cima como uma torre
Eu estou te dando uma desculpa
Eu sou apenas um menino perdido"
  
Troye conta ser um menino perdido , ainda esta se descobrindo, dizendo não estar pronto pra ser encontrado, não é esse o momento para se apaixonar e então se despede de seu parceiro e em um dos versos diz: “Sim nós sabíamos desde o início que isso não era interminávelnão deveríamos ter ficado tanto tempo, pois nós dois somos muito jovens entrar em um para sempre".


for him. (Para ele)

“Você não precisa dizer eu te amo para dizer eu te amo
Esqueça todas as estrelas cadentes e as luas prateadas
Nós fazemos tons de roxo, a partir do vermelho e do azul
Enjoativo doce como mel, não preciso de dinheiro
Tudo que preciso é você"

A letra totalmente pessoal, Troye conta sobre o quanto esta apaixonado por um rapaz, contando momentos íntimos do casal. A canção conta com a participação de Allday. Em entrevistou o cantor comentou: “A letra é completamente entre ele e eu. Eu toquei pra ele e nós vivemos um momento muito doce, mas acabei a escutando várias vezes e comecei a pensar que talvez o mundo todo deva ouvi-la”.

SUBURBIA (Subúrbio)

“Yeah, tem muita história nessas ruas
As comidas boas da mamãe
Oh Wonder no replay
Tem muita história na minha cabeça
As pessoas que eu deixei
As que eu guardei"

De forma nostálgica Troye recorda o lugar onde cresceu, relembrando bons momentos de sua infância e em alguns dos versos confessa que o subúrbio nunca vai sair dele. Segundo o cantor é sobre capturar a sua relação com a sua casa e a música e completou: "Eu venho da cidade mais isolada do mundo, que é Perth na Austrália. É o tipo de lugar que as pessoas dirão que nada muda. Na maior parte, isso é verdade, mas toda vez que eu volto me sinto como Meu irmão é pelo menos um centímetro mais alto, meu cachorro é um pouco mais cinza, talvez eu tenha perdido um aniversário aqui e ali. Eu acho que percebi isso no fundo da minha mente; Tudo o que realmente me interessa é fazer as pessoas que eu me importo com muito orgulho".
TOO GOOD (Tão bom)

“Bom demais para ser bom pra mim
Pena que é tudo que eu preciso
Tudo que eu preciso"

Com uma melodia melancólica Troye sente medo de perder seu parceiro, pois ele é bom demais, mesmo que seja tudo que precisa, el sabe que não poderá retribuir tudo que recebe e por isso tem o receio de perde-lo.

BLUE (Azul)

“Eu quero você
Eu irei me colorir de azul
Tudo que for preciso para fazer você ficar"

Encerrando o disco com a participação de Alex, a parceira de composição de Troye. A letra é uma declaração de amor em que se fosse preciso ele até iria se pintar de azul pra seu amado ficar, contando também do quanto esse alguém o faz bem. Em entrevista Troye comentou: “Significa muito pra mim ter a voz dela em algo. Porque a voz dela está presente em tudo nesse projeto, seja na produção ou nas letras. Então ter ela de verdade cantando comigo significa muito”.

No dia 4 de setembro de 2015 Troye lançou seu EP “WILD”, contando com as canções “WILD”; “BITE”; “FOOLS”; “EASE”; “THE QUIET” e “DKLA”. Pouco antes do lançamento de seu primeiro álbum, todas as faixas entraram para o projeto:

 Acompanhado com o EP o cantor lançou uma triologia de clipes intitulado “Blue Neighbourhood”, contando a historia de um romance gay proibido entre dois amigos de infância. Vamos conhecer esse caso de amor:


A historia se inicia com a musica “WILD”, contando a historia de dois meninos que são inseparáveis melhores amigos, mostrando eles brincando pela vizinhança e aproveitando a infância.


A segunda parte da triologia com a musica “FOOLS” é onde essa amizade de longa data acaba se tornando amor, um romance proibido que foi interrompido quando o pai homofônico do seu parceiro descobre e agride o rapaz, até o ameaçando de morte. Para agradar o pai se afasta de Troye e inicia o relacionamento com uma garota.


Encerrando com “Talk Me Down”, na ultima parte a vida dos dois complica mais com a morte do pai homofóbico do ex-parceiro de Troye, as cenas se passam no enterro do homem. A namorada do rapaz acaba descobrindo esse caso de amor mal resolvido dos rapazes e a historia termina com um final alternativo, podendo ser um final trágico ou não.


TRXYE é o titulo do primeiro EP de Troye por uma gravadora, lançado no dia 15 de agosto de 2014, o trabalho contou com dois singles: “Happy Little Pill” e  "The Faunt In Our Stars".


Happy Little Pill (Pequena pílula da felicidade)

“Minha pequena pílula feliz
Tire-me daqui
Seque meus olhos
Traga cor para meus céus
Minha pequena doce pílula"


O primeiro single do EP fala sobre o uso de drogas, em especial a cocaína. O cantor se sente sozinho e pede para que sua pílula da felicidade o “salve”. Em entrevista comentou: "Eu escrevi esta música durante um pouco de um tempo difícil para alguém super perto de mim, e para mim, e ainda significa tanto para mim como no dia em que eu escrevi". 


Assim como a música o cantor tenta lidar com a solidão e em entrevista comentou: "É sobre a solidão e as diferentes maneiras pelas quais as pessoas lidam com as coisas que estão acontecendo em suas vidas". 


O álbum marca o inicio de um jovem cantor que cada vez mais conquista seu espaço. Apesar de jovem Troye prova ser muito maduro e com uma visão muito além, sua sonoridade é adulta assim como seu conteúdo.
Sivan não tem medo de ser quem realmente é, sem esconder sua sexualidade levanta a bandeira LGBT e defende a causa, em suas letras não esconde e não excita em usar sempre o pronome masculino pra falar de seus casos de amor e em entrevista comentou: "Eu sinto que as relações homossexuais são sexualizadas na mídia e eu só queria mostrar uma situação de amor romântica, adorável e filhote entre dois meninos, porque isso é algo que nunca vemos".
Troye provou também que não é um Youtuber que gravou algumas musicas, mas que é um cantor\compositor promissor cheio de criatividade.
O disco vai além das expectativas, tanto com sua sonoridade, quanto aos seus vídeos sempre com muita qualidade com conceitos incríveis.
Blue Neighbourhood é um trabalho coeso, cheio de conteúdo, com qualidade que impressiona digno do grande artista que é Troye Sivan.


"Eu acho que a música é muito mais honesta do que qualquer outra coisa, porque eu posso me esconder através da poesia e da licença poética, sabe ? Eu posso dizer o que eu quero, da forma que eu quiser, e eu tenho muito tempo para pensar em como as coisas podem soar interessantes ao mesmo tempo em que eu to tentando falar de algo que tava engasgado. Eu diria que o meio da música é mais honesto"

Troye Sivan

0 comentários:

Postar um comentário