segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Mariah Carey - Daydream

Daydream é o titulo do quarto álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 03 de outubro 1995, com musicas sobre amor, saudade e amores platônicos. Sua sonoridade possui muito mais influencias R&B e HipHop, do que pop.
Apos o bem sucedido "Music Box", Carey lançou seu primeiro álbum natalino "Merry Christismas" em 1994 e desde então começou a trabalhar em seu próximo trabalho.
O disco marca uma transição de estilo e Mariah o definiu como "o começo de sua transformação musical e vocal".
Sobre sua transição inesperada para o Hip Hop comentou em entrevista: "É tão frustrante quando as pessoas inventam que eu fiz uma transição para o hip-hop apenas porque era o que estava a fazer sucesso naquele tempo. Eu cantei com  Ol' Dirty Bastard para a versão remix de 'Fantasy'. Eu adoro ele e sinto muito a sua falta. Trabalhar com ele foi um ponto alto da minha vida porque foi uma união tão aleatória".
Seis Singles foram lançados: “Fantasy”; “One Sweet Day”; “Open Arms”; “Always Be My Baby”; "Forever" e "Underneath the Stars". Para promover o disco também embarcou na sua segunda turnê mundial "Daydream World Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer os "devaneios" de Mariah: 


Fantasy (Fantasia)

“É tão profundo em meus sonhos
Mas é só uma doce doce fantasia querido”


O primeiro single fala sobre o amor platônico, a cantora conta que está apaixonada por um rapaz e toda vez que o vê começa a fantasiar um relacionamento com ele, mesmo que seja impossível, ela prefere viver sonhando acordada. Mariah então sonha que esta em um paraíso, junto com seu namorado. Em entrevista comentou sobre a inspiração para musica: "Eu tive a ideia da melodia para 'Fantasy', e então estava a ouvir a rádio e ouvi 'Genius of Love', e eu não tinha ouvido essa canção há muito tempo. Lembro-me de crescer e escutar a rádio, e a sensação que a música deu-me parecia acompanhar a melodia e a ideia básica que eu tinha para". 


O vídeo foi dirigido por Mariah, sua intenção era transmitir um “sentimento livre e aberto", as cenas se passam em um parque de diversão. Em entrevista comentou: Eu tinha feito um monte de vídeos e nem sempre foi cem por cento emocionado. Para a maior parte, eu nunca estava emocionada com os resultados, então eu pensei que eu estaria dirigindo uma cena. Era um conceito bastante simples. A maioria das cenas foram apresentadas no parque de diversões, em uma celebração ao ar livre no final da noite. Fiquei muito feliz por ser capaz de incluir ODB no vídeo remix”.

Underneath Stars (Sob as estrelas)

“Enquanto fomos levados pra outro lugar no tempo
E o sentimento estava tão intensos e sublime
Enquanto eu perdia meu coração para você, lá no escuro
Sob as estrelas”


O sexto single é um canção que fala sobre doces momentos de casal que esta se separando, a cantora lamenta por ter sido enganada, pois ela realmente se entregou a ele, mas não era reciprico. Em entrevista comentou sobre a faixa: “A faixa tem uma verdadeira vibe dos anos 70, até colocamos aqueles arranhões que você ouve em discos antigos para dar esse tipo de sabor. Era um bom lugar para começar, porque me levou para a cabeça de fazer um álbum que era mais R & B, mais na vibe da era Minnie Ripperton, que sempre foi uma inspiração para mim”.

One Sweet Day (Um dia doce)

“E eu sei que você esta iluminando o céu
Como muitos amigos que perdemos pelo caminho
E sei que eventualmente estaremos juntos em um dia doce
Eu vou esperar pacientemente pra te ver no céu”


O segundo single conta com a participação de Boyz II Men. A letra fala sobre a perda de um ente querido e a esperança de um dia vê-lo mais uma vez no céu, também lamentando que cada dia perde mais pessoas próximas. Tanto Mariah quando a o grupo escrevem como uma homenagem a uma pessoa especifica em suas vidas, dedicando as pessoas que faleceram devido a AIDS que se manifestava globalmente naquele ano. A cantora dedicou a canção a David Cole e também a sua irmão que foi diagnostica com a doença. Em entrevista Carey afirmou que escreveu a canção com a esperança de que todos os seus fãs que perderam alguém pudesse talvez pudesse aliviar a dor da perda.


O vídeo é simples, mostrando os artistas no estúdio de gravação, segundo a cantora foi gravado assim, pois não tiveram tempo de se reunir para gravar um clipe, então teve que ser enquanto gravavam a canção, mas Mariah contou que se sente feliz por esse ter sido o vídeo, pois temia que outro vídeo não capturasse a mensagem central da música.

Open Arms (Braços abertos)

“Então aqui estou eu
Com braços abertos
Esperando que você veja o que seu amor significa para mim"


O terceiro single é um cover da banda Journey, originalmente gravada em 1982. A letra revela o desejo de Mariah pelo seu amado, desejando ter todo carinho que eles tinham, sugerindo que esqueçam os erros do passado e recomece, pois ela sente a falta dele e esta de braços abertos para o abraçar novamente.


O vídeo é uma apresentação da canção no Madison Square Garden.

Always Be My Baby (Sempre sera meu)

“Você sempre será uma parte de mim
Sou uma parte indefinida de você
Garoto você não sabe que você não pode escapar de mim”


O quarto single fala sobre o apego que Carey tem com o seu amado, mesmo que eles já não estejam mais juntos, ela conta que o amor deles nunca morrerá. O seu ex-parceiro deseja ser livre e o deixa partir, Mariah conta que ele será o seu bebe. “Tempo não pode apagar um sentimento tão forte, não tem como você se livrar de mim, porque querido você sempre será o meu amor”.


O video conta historia de um jovem casal fugindo no meio da noite para se encontrar, intercalado com cenas de Mariah em um balanço de pneu em um lago.

I am Free (Eu sou livre)

“Uma vez eu fui uma prisioneira
Perdida dentro de mim mesma com o mundo em minha volta
Vagando pela tristeza
Mas agora eu sou livre...”

Com grandes influencias do gospel, contando com a participação de um coral. Mariah conta que se sentia presa dentro de si mesma, mas ao conhecer o amor sente que foi liberta, antes era prisioneira da depressão, mas agora se sente livre pra ser feliz. “Uma vez estava tão sozinha, instável e fria, mas seu amor caiu sobre mim levando embora as incertezas”.

When I Saw You (Quando eu vi você)

“Quando eu vi você
Eu não podia respirar, eu senti tão profundamente
Quando eu vi você
Eu nunca seria, eu nunca seria mais a mesma”

Seguindo o mesmo tema da canção anterior, Mariah conta que estava se sentindo sozinha e perdida, mas que ao ver o seu amado soube que nunca mais seria a mesma, em um dos versos conta que só se encontra o amor uma vez na vida, como uma luz na escuridão.

Long Ago (Muito tempo atrás)

“Muito tempo atrás
Você costumava me querer
Agora está tudo tão distante
Mas você ainda me persegue
E me traz de volta ao passado”

Se perdendo em memórias do passado, Carey relembra de quando seu parceiro a amava e estava sempre por perto, mas agora ele esta se distanciando dela, enquanto ela se mostra vulnerável dizendo precisar dele. A cantora conta que se entregou, mas agora se sente uma tola por acreditar nesse relacionamento.

Melt Away (Me derreto)

“Toda vez que vejo seu rosto eu enlouqueço
Eu só quero sucumbir
Toda vez que você aparece
Talvez eu possa me derreter em seus braços"

Totalmente apaixonada Mariah usa metáforas se comparando com a chuva, dizendo que toda vez que vê o seu amado se derrete, pois ele sabe como amá-la. Em um dos versos conta: “Toda vez que vejo seu rosto eu enlouqueço, eu só quero sucumbir. Toda vez que você aparece, talvez eu possa me derreter em seus braços”.

Forever (Para sempre)

“De agora pra sempre, e eternamente
Meu querido, para sempre
Você sempre será o único"


O quinto single é uma balada que fala sobre o fim de um relacionamento, Mariah conta que mesmo que tenha acabado, seu ex-parceiro viverá pra sempre em sua memória e lembrará desse amor até o seu ultimo dia de vida. A cantora promete que sempre está por perto se ele precisar e voltará quando ele quiser.


O vídeo contém imagens de algumas performances da canção durante a “Daydream World Tourr” no Japão, com alguns momentos da cantora no pais durante a turnê.

Daydream (Devaneio)

“Toda noite você invade meus sonhos
Fantasia
É tão profundo, mas é fantasia

O interlude com o titulo do disco fala sobre um amor que é somente fantasia em sua mente, Mariah sonha com esse rapaz, como um amor platônico, ela sabe que pode tê-lo somente em sua imaginação. A faixa começa bem leve somente voz e piano, ficando bem animada depois. 

Looking In (Olhando pra dentro)

“Ela sorri através de milhares de lágrimas
Ela guarda medos adolescentes
Ela sonha com tudo que jamais pode ser
Ela vaga em meio à insegurança e ela se esconde dentro de mim"

Encerrando o disco com uma balada totalmente pessoal e honesta. Mariah conta que por trás da superficialidade de ser uma garota totalmente feliz, de viver em um “mundo de ouro”, dentro dela ela ainda tem medos, tristezas e inseguranças, só que as pessoas nunca conheceram quem ela realmente é verdadeiramente.


O disco marca o começo de uma transformação pessoal e vocal de Mariah Carey, não só no visual, mas também musicalmente, soando de forma mais relaxada, mais sexy, sem a necessidade de mostrar que consegue alcançar notas altas, mas se entregando a canção. A mudança de estilo influenciou o começo dos seus conflitos com seu marido na época e também a gravadora.
Em “Daydream” a cantora idealiza um amor sincero e verdadeiro, vivendo essa fantasia. O álbum foi um sucesso de vendas, dominando o top das paradas, batendo recordes, rendendo a cantora seis indicações ao Grammy, porém todos foram surpreendidos que o trabalho não venceu nenhuma das categorias e em entrevista comentou: “O que você pode fazer? Deixe-me colocá-lo desta maneira. Eu nunca fiquei desapontada novamente. Depois de assistir a todo esse show e não ganhar uma vez, eu posso lidar com qualquer coisa até agora. Eu sei que todo mundo sempre diz isso, mas eu não estava esperando para ganhar”.
Por mais que não tenha ganhado nenhum Grammy o disco é um trabalho digno de uma grande artista, com uma sonoridade leve, mostrando a versatilidade vocal de Mariah e também o seu desejo em sempre inovar, buscando evoluir a cada trabalho.


"O que eu tentei fazer foi colocar, de alguma forma, uma textura em um monte de músicas, como parte de fundo o que eu fiz as coisas certas e você sabe que eu só queri ficar um pouco mais criativa com ele"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário