segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Mariah Carey - Music Box

Music Box é o titulo do terceiro álbum de estúdio de Mariah Carey, lançado no dia 04 de agosto de 1993, com musicas sobre amor, auto confiança e relacionamentos. Sua sonoridade deriva do R&B ao Pop, optando por mais baladas.
Mariah queria expandir ainda mais seu publico e optou por uma sonoridade mais pop, após o sucesso que teve com seus dois primeiros álbuns, Carey assumiu o controle criativo.
O som difere dos seus outros trabalhos, com tons mais suaves e explorando as canções mais lentas e vocais mais graves, sendo mais confortaveis pra Mariah, mas também mostrando sua extensão vocal e seus tão bem executados falsetes, afastando um pouco do que foi mostrado em seus antecessores. 
O disco marca o casamento com Tommy Motola, presidente da sua então gravadora
Quatro Singles foram lançados: “Dreamlover”; “Hero”; “Without You” e “Anytime You Need a Friend”. Apos ser rotulada como uma cantora de estúdio, já que não saiu em turne com seus dois primeiros discos, nessa era finalmente Mariah embarca em sua primeira turnê "Music Box Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer a “Caixa de musica” de Mariah: 


Dreamlover (Namorado dos sonhos)

“Namorado dos sonhos venha me salvar
Preciso de você desesperadamente
Você não quer vir por favor
Pois quero compartilhar com você para sempre querido”


O primeiro single é uma canção voltada para o pop com tema adolescente. Mariah sonha e espera que encontre o namorado perfeito, pois se sente sozinha e pede pra que esse rapaz venha lhe salvar, desejando que esse amor idealizado em sua mente dure pra sempre. Carey o descreve e deixa de lado as características físicas, mas um homem que a ame de verdade.


O vídeo da canção é cheio de coreografia em um cenário todo natural, com a cantora em um campo, seguido de uma cachoeira, até um balão. Em entrevista comentou: "Eu queria fazer algo que tivesse um sentimento feliz, algo que estava mais aberto e lançado”.

Hero (Herói)

“E então vem um herói, com a força para continuar
E você deixa os seus medos de lado, e você sabe que pode sobreviver
Então, quando sentir que sua esperança se foi
Olhe dentro de si e seja forte
E você finalmente conhecerá a verdade, que há um herói em você a despertar"


O segundo single é uma das baladas mais inspiradoras de Mariah. A letra passa a mensagem ao seu ouvinte de que mesmo que às vezes nos sentimos pra baixo, desencorajados, mas se olharmos pra dentro de nós enxergaremos um herói e veremos nossa força interior para realizar os sonhos. Em entrevista comentou: Uma pessoa poderia dizer que ‘herói’ é um pedaço de lixo schmaltzy, mas outra pessoa pode escrever para mim uma carta e dizer: ‘Eu considerei cometer suicídio todos os dias da minha vida nos últimos dez anos até que eu ouvi essa música e eu Percebi que depois de tudo posso ser meu próprio herói’. E isso, é uma sensação inexplicável, como se eu tivesse feito algo com minha vida, sabe? ... Significava algo para alguém”.


O video para canção é uma apresentação de um concerto realizado pela cantora no mesmo ano intitulado de “Here Is Mariah Carey”.

Anytime You Need a Friend (Toda vez que precisar de um amigo)

“Toda vez que precisar de um amigo
Eu estarei aqui
Não estará mais sozinho
Então não tenha medo”


O quarto single é uma canção que possui bastante traços do disco anterior, com a participação de um coral. Na letra Mariah da uma palavra de conforto ao seu parceiro, prometendo que sempre estará ao seu lado quando precisar, que toda vez que precisar de um amigo essa pessoa pode contar com ela. Mariah comentou que o objetivo principal desse trabalho era que fosse mais comercial do que seu disco de estréia, mas sentiu a necessidade de incluir pelo menos uma canção que tivesse a participação de um coral e traços da música que Influenciou seu crescimento como uma criança.


O vídeo todo em preto e branco mostra Mariah andando pelas ruas e vendo pessoas sozinhas que precisam de um amigo, algumas cenas a cantora esta acompanhada de um coral.


Music Box (Caixa de música)

“Preciso dar a você todo o meu amor
Agora e para sempre meu amor
Tudo que tenho preciso dar a você

A faixa que da titulo ao disco é uma doce canção com tilintar de caixa de música. A letra fala sobre compromisso e promessa de Mariah com o seu parceiro, como um voto de casamento a cantora promete o amar e dar tudo que tem pra fazê-lo feliz e conta como ele a faz bem. Inspirada em seu casamento com Tommy.

Now That I Know (Agora eu sei)

“Agora que eu sei
Que você me quer por mim
Posso ser o que você quer
Posso ser o que você precisa”

O parceiro de Mariah sempre a deixava com aquela duvida se realmente seus sentimentos eram sinceros, os seus amigos a diziam que ele nunca seria dela, porém agora sabe que seu amor é verdadeiro e não uma fantasia, pois ele provou seus sentimentos. "Nunca soube se podia acreditar em você, pensei que eu era apenas uma diversão e que você estava só passando o tempo. Meus amigos me disseram pra deixar você, eles falaram que você nunca seria meu, mas você me deu seu amor e disse que sou a única que você quer para o resto da sua vida".

Never Forget You (Nunca esquecerei você)

“Não, eu nunca te esquecerei
Eu nunca vou deixar-te fora do meu coração
Você sempre estará aqui comigo
Eu vou me prender às memórias amor"


Lançado como terceiro single em alguns países, a canção é uma balada cheia de saudosismo, Mariah esta longe de seu amado e mesmo que afastado, ela promete nunca esquecê-lo, que sempre estará em seu coração, então irá se prender a essas memórias e sempre se lembrará de tudo que viveram. Nenhum vídeo foi gravado para a música.

Without You (Sem você)

“Eu não posso viver Se for para viver sem você
Eu não posso viver Eu não posso conceder mais
Eu não posso viver Se for para viver sem você
Eu não posso conceder Eu não posso conceder mais"


O terceiro single é um dos grandes sucessos de Mariah, mas foi originalmente gravada pela banda Badfinger em 1970. A balada fala sobre a dor de viver sem a presença da pessoa amada, dizendo ser impossível viver sem esse alguém. Segundo a cantora decidiu regravar a música apos ouvi-la em um restaurante.


Assim como “Hero” o vídeo para canção foi uma performance ao vivo.

Just To Hold You Dance Again (Apenas pra te abraçar novamente)

“Embora você não seja meu namorado
Embora você não seja meu amigo
Eu daria tudo pra tê-lo aqui
Só para te abraçar mais uma vez"

Mais uma vez Mariah lamenta pela perda de um amor, desejando voltar no tempo só pra tê-lo novamente. A cantora se pergunta onde foi que errou, mas mesmo que não sejam mais namorados e nem mesmo amigos,  conta que daria tudo somente pra abraçá-lo mais uma vez.

I’ve Been Thinking About You (Tenho pensado em você)

“Tenho pensado em você
Das maneiras mais peculiares
Tenho pensado em você
É inacreditável pra mim
Mas de repente eu acho
Que estou me apaixonando por você”

Apaixonada por um amigo, Carey conta que andou pensando nele, mas de um jeito diferente, notou algo que a chamou atenção e agora acredita que ele é o cara certo. Em alguns versos soa até com duplo sentido ao dizer que tem pensado nele das mais maneiras mais peculiares.

All I’ve Ever Wanted (Tudo que eu sempre quis)

“Pois tudo que eu sempre quero é você
E só você
E eu te amo tanto
Mais do que você imagina
Pois tudo que eu sempre queria é você"

Encerrando o disco Carey sonha acordada, pensando como seria se o seu amado sentisse o mesmo que ela, como seria tudo perfeito, dizendo que estaria no céu, pois ele é tudo o que sempre quis e declara todo o seu amor.


Music Box foi um dos trabalhos mais aclamados de Mariah, onde a cantora mostrou maturidade vocal, explorando tons mais graves, tornando até mais confortável para a própria cantar em suas performances.
Em seu antecessor mostrou toda sua extensão vocal e provou que tem voz de sobra, mas nesse registro Carey usou sua voz de forma sabia, sem exageros, deixando o disco agradável ao se ouvir. Uma grande evolução em seus trabalhos.
Após ser rotulada como uma cantora de estúdio, com esse álbum finalmente saiu em turnê, vencendo sua timidez e mostrando talento de sobra.
O disco se aproxima bastante com sua estréia e foi um sucesso maior ainda, dominando as paradas musicais da época e mesmo após mais de 20 anos de seu lançamento, ainda é lembrado e elogiado.


"Eu não estou experimentando notas baixas. Eu realmente acho que a minha voz natural é baixa. Minha voz que fala é baixa, você sabe o que quero dizer? Eu estou cantando muito confortável no meu registro, eu canto do coração, seja o que for a música me faz sentir no momento, eu vou para o estúdio para cantar uma canção, que é o que vai fazer, algumas pessoas gostaram, algumas não, mas é apenas uma parte da minha voz"

Mariah Carey

0 comentários:

Postar um comentário