terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Britney Spears - Circus

Circus é o titulo do sexto álbum de Britney Spears lançado no dia 2 de dezembro de 2008, nessa era é apresentado como tema o circo, falando sobre fama, dança, amor, entre outros. Incorporando o estilo pop e dance pop.
O disco marca o retorno da cantora apos grandes polemicas e escândalos que viveu em sua vida pessoal, como a perca da guarda de seus filhos e de ser internada em uma clinica psiquiátrica, Britney volta depois de seu tratamento mostrando que ja estava melhor e poderia voltar a trabalhar
Em entrevista comentou sobre a idéia do titulo e do toma para o disco: "Eu gosto do fato de que você está sempre na borda de seu assento quando você está em um circo.Você nunca está entediado. Você está realmente envolvido no que está acontecendo Em torno de você.E você quer saber o que vai acontecer a seguir”.
Quatro singles foram lançados para promover o disco: "Womanizer"; "Circus"; "If U Seek Amy" e "Radar". A cantora também embarcou na "The Circus Starring Tour".
Com um faixa a faixa vamos conhecer o circo de Britney Spears:


Womanizer (Mulherengo)

“Você vai me enrolando
Você também é encantador
Mas eu não posso fazer isso
Seu mulherengo”


O primeiro single foi o grande retorno, uma canção definida pela cantora como um hino de garota, falando sobre um homem encantador, que conquista qualquer garota, um típico mulherengo, sabendo disso Britney já adianta que ele pode tentar enrolá-la, mas ela sabe muito bem qual é a dele. Em entrevista comentou: É basicamente dizendo: 'Nós sabemos o que você está fazendo' É sobre garotos traindo garotas. É um hino de menina. É por isso que eu gosto”. 


O vídeo foi descrito por Britney como uma sequela de “Toxic”. Spears interpreta uma mulher que se disfarça para seguir seu namorado em suas atividades diárias para expô-lo no final. Intercalada com a cantora nua em uma sauna como resposta aos ataques referente ao seu peso.


Circus (Circo)

“Toda atenção em mim no centro do picadeiro
Como num circo
Não fique aí parado me assistindo, me siga
Me mostre o que pode fazer
Todo mundo se soltando, podemos fazer uma pista de dança”


Segundo single e faixa titulo fala sobre um anfitrião e o seu espetáculo, no caso de Britney como uma rainha da dança, usando a metáfora a sua vida publica e a exposição da mídia. Em entrevista comentou sobre: “Uma vez que Luke e eu estávamos no estúdio, ele tocou pra mim essa musica, era uma canção baseada no que sua vida era na época e como as pessoas viram-na. Foi uma forma legal de fazer as pessoas dançarem e como se divertirem, mas também ter uma mensagem leve por baixo de tudo”.


As cenas mostram Britney como diretora de um circo, acompanhada por outros diversos artistas, todas as cenas com o cenário circense. Cheio de coreografia. As cenas foram criticadas por apresentar animais cruelmente treinados.

Out from Under (Pra baixo)

“Eu não quero sonhar com isso
Todas as coisas que nunca existiram
Talvez eu possa viver sem isto
Quando eu não estiver pra baixo”

Uma balada dramática, falando sobre o conflito de Britney em esquecer o seu parceiro e finalmente seguir em frente. A letra foi inspirada no divorcio com Kevin Ferderline. “E uma parte de mim ainda acredita que podemos encontrar uma maneira de resolver isto, mas eu sei que tentamos tudo que podíamos tentar, portanto vamos somente dizer adeus”.

Kill the Lights (Apague as luzes)

“Senhor fotógrafo
Acho que estou pronta pro meu close
Esta Noite!
Tenha certeza que me fotografará no meu melhor ângulo”

“Senhoras e senhoras, interrompemos nossa programação de musicas dançantes para trazer-lhes um comunicado especial direto do intercontinental Radio News. Nossa princesa do pop, agora rainha do pop, tem um anuncio especial a fazer...” assim começa a próxima faixa, Britney manda um papo direto ao seu ouvinte, falando sobre a turbulência que passou e como a mídia invadiu sua vida privada. Inserindo o tema central do disco que é sua vida pessoal como um espetáculo, em que a mídia constantemente a persegue.


O vídeo é uma animação que mostra Britney como uma heroína e a mídia como vilão que a persegue. Nas cenas a cantora foge de vários paparazzis que não a deixam em paz.


Shattered Glass (Copo quebrado)

“Valeu mesmo a pena? Ela era tudo o que você
Estava procurando?
Seja como um homem
Porque tudo o que nós tínhamos
Está destruído como um copo quebrado”

Após ser traída a cantora lamenta pelo que o seu parceiro perdeu. Aparentemente conformada conta que tudo que eles tinham foi destruído como um copo quebrado e não tem como consertar, agora ele não pode mais voltar pra casa, pois acabou.

If U Seek Amy (Se você procurar Amy)

“Me ame, me odeie
Mas você não pode ver o que eu vejo?
Todos os garotos e todas as garotas
Estão pedindo pra procurar a Amy”


O terceiro single fala sobre a procura de Spears por uma mulher chamada Amy em um clube, a letra parece falar sobre sexo, mas é como a sociedade percebe sua vida, como a mídia invadiu sua vida privada no período que antecedeu o disco. Amy representa um tipo de alter ego de Britney. O titulo apresenta um duplo sentido comparada com “F.U.C.K me”.


O vídeo para a musica começa com uma parodia de um relatório de noticias, em que todos estão procurando por Amy. Logo após mostra Britney em uma festa de sexo que acontece em sua casa, ao final se transforma com roupas conservadoras, como uma dona de casa, abre a porta na frente com sua filha e os papazzi começam a fotografar. De forma irônica demonstrando que a mídia só vê o que ela realmente quer mostrar.

Unusual You (Incomum)

“Baby, você é tão incomum
ninguém te contou que você deveria
Partir o meu coração? Eu esperava isso de você
Então porque não o fez?”


Single promocional fala sobre encontrar um amor inesperado. Acostumada a ter seu coração partido, Britney já espera uma decepção desse novo relacionamento, mas ao invés de machucá-la, ele a ama. Em um dos versos a cantora chega a falar que ele não é humano, mas sim um anjo. Uma exceção, incomum entre todos homens. 

Blur (Borrão)

“Não consigo me lembrar o que fiz ontem a noite
Talvez eu não deveria ter cedido
Mas eu não pude evitar
Espero que eu não ter feito o que acho que fiz”

Após uma noite de festa, Britney extrapola nas bebidas e acorda na cama de um desconhecido. A cantora não se lembra de nada que aconteceu na ultima noite, tudo é como um borrão em sua mente e torce para que não tenha feito o que acha que fez.

Mmm Papi

“Podes vir e levar-me embora
Não há pressão, brinquemos o dia todo
Segura-me bem e não me deixes ir!
Mmm papa, te amo”

Nessa faixa Britney conta que se sente atraída de uma forma louca por um rapaz, que ela o chama de “papa”. O desejo é tão intenso que a cantora não se importa com mais nada e só quer que ele a leve a embora. A canção é divertida, com estilo latino e até alguns gemidos da cantora.

Mannequim (Manequim)

“Baby, Baby
Eu não me importo, Eu não me importo
Eu não me importo, Eu não me importo
Você pode chorar de novo
Meu rosto é como um manequim”

Depois de o fim de um relacionamento, Britney consegue superar. Mas agora o seu ex-parceiro vem chorar por ela, porém já adianta que não se importa e o seu rosto fica como de um manequim, se mantendo sem expressão e nem ai pro seu ex-parceiro.

Lace and Leather (Renda e couro)

“Baby, se sente, olhos em mim, este é o meu show
Seu único e exclusivo prazer toda enfeitada de renda e couro
Fantasia e cortesia por minha conta, baby, vamos lá
Me observe aplicando a pressão toda enfeitada de renda e couro”

Toda provocativa Britney se insinua para um rapaz, dizendo ser uma vadia perigosa, exalando sensualidade e promete surpreende-lo, pois tem um show exclusivo pra ele toda enfeitada de renda e couro.

My Baby (Meu bebê)

“Meu amor precioso
Vindo lá de cima
Meu bebê
Deus eu te agradeço, Deus eu te agradeço"

Mãe de dois filhos Sean Preston Federline e Jayden James Federline, Britney fala sobre todo amor que sente por eles, o quanto esse sentimento materno a faz bem, como um amor tão puro e precioso que dá forças pra seguir em frente. A cantora que enfrentou diversos problemas e chegou a perder a guarda dos filhos, agora canta em tom de ternura esse amor, atribuindo a eles o motivo de ter superado e seguido em frente. 

Radar

“Eu estou checando, tão quente, tão quente
Eu me pergunto se você sabe que está no meu radar"


O quarto single foi lançado inicialmente no seu álbum anterior Blackout e também projetado como quarto single, mas a gravadora rejeitou a ideia, porém a cantora resolveu relançar. A letra fala sobre uma forte atração entre Britney e um rapaz, totalmente envolvida, a cantora conta que ele esta no seu radar, ou seja, em sua mira. 


Segundo o diretor do clipe, o vídeo é um tributo ao vídeo da Madonna “Take a Bow”, mas do jeito da Britney e moderno, mas ao invés de sofrer por um amor, esta presa em um triangulo amoroso. Nas cenas Spears esta dividida entre dois jogadores de pólo, provavelmente rivais. 

Rock Me In (Me agite)

“Meu mundo está
Girando em volta de você
Não quero te deixar
Pra baixo"

Primeira faixa da versão Deluxe é uma canção cheia de energia e agitação, Britney pede ao seu parceiro para agitá-la por dentro, soando até com um duplo sentido, desejando estar em seus braços.

Phonography (Fonografia)

“Vamos falar sobre biologia
Quero acreditar que você está perto de mim
Fonografia, fonografia
Fale sexy comigo
Melhor ter certeza que a linha está conectada
Ponha no confidencial, você e eu"

Britney esta cheia de desejo pelo seu parceiro, dizendo a ele que esta sentindo uma conexão e usa algumas metáforas pra expressar seu interesse, como a linha esta conecta ou que esta em fonografia, uma representação das vibrações sonoras.

Quicksand (Areia movediça)

“Baby, preciso continuar presa ao que tínhamos
Porque eu não quero seguir em frente
Então eu preciso continuar a me agarrar
Baby porque você e eu estamos afundando como areia movediça”

Sofrendo por assistir a decadência de um amor, Britney se lamenta por não conseguir fazer nada, sentindo como esse romance estivesse afundando como em areia movediça. A cantora luta pra seguir em frente e confessa que precisa do seu parceiro.

Amnesia (Amnésia)

“Eu tenho amnésia
Quando eu estou perto de você
Ele está comigo por vários anos
Eu sei que isto é muito verdadeiro”

Quando Spears chega perto de um rapaz que conheceu em uma boate esquece tudo, da dignidade, de onde mora e até que tem namorado. Isso mesmo, a cantora tem uma amnésia e se entrega ao desejo por seu amante. 

Trouble (Problema)

“Você não está escutando, olhe para mim agora
Porque eu sou uma boa garota, mas eu posso ser má
Você quase não está aqui, você não é do meu nível
Confie em mim, eu sou problema"

Se Britney e o seu amante ficar a sós, já era. Logo o fogo se acende e a cantora perde o controle. Sem se importar com nada só com o desejo, se insinua, mesmo sabendo que é um problema não preocupa com o que pode acontecer.

Rocky Boy

“Se torne o centro das atenções
Mova um pouco
Tente ter uma lesão”

Encerrando o disco Britney se mostra para um rapaz, um astro do rock, usando varias metáforas como pedir pra ele toca-la como uma guitarra ou pedindo pra ele a encontrar em seu camarim.


Após uma grande turbulência em sua vida, Britney volta com "Circus", ainda se recuperando dos ultimos acontecimentos, apresentando musicas relativamente mais fracas se comparado aos seus últimos trabalhos, mas também o seu divorcio e nascimento de seus filhos, de forma mais pessoal, abrindo seu coração com canções autorais. Britney definiu o seu antecessor como "mais escuro e urbano", mas com esse trabalho queria algo mais "leve", com um conteúdo menos sexual do que os seus anteriores. Em entrevista comentou: “Eu acho que um monte de musicas que fiz naquela época, eu estava passando por uma fase muito escura na minha vida, então varias delas refletem isso, mas eles têm uma vibe diferente. Blackout é mais escuro e ousado”.
Em entrevista comentou sobre o seu retorno: “A musica sempre teve grande parte da minha vida, então é legal poder voltar aos estúdios. Faz muito bem a alma, quando ouço uma canção e logo consigo visualizar mentalmente o videoclipe e toda historia por trás dele, é isso que me deixa muito animada.
Um verdadeiro espetáculo de Spears, cada canção um novo numero incrível da princesa do pop. O conceito do disco poderia ter sido mais explorado, não somente na turnê, mas com os singles e clipes.


"Este CD é algo que eu tenho trabalhado há um longo tempo, por cerca de um ano. O momento é perfeito. Será lançado em meu aniversario e estou realmente animada. Sobre o nome eu gosto do fato de que você esta sempre na pontinha do seu assento quando esta em um circo... Você nunca fica entediado. Você fica realmente envolvido no que esta acontecendo ao seu redor. Circus é sobre mim como uma artista, o que eu faço, o que eu coloco num show, é basicamente como um circo. Eu coloco figurinos e coisas teatrais divertidas que deixam as pessoas impressionadas"

Britney Spears

0 comentários:

Postar um comentário